Uniforme
Material do kimono

​Os kimonos devem ser confeccionados em algodão ou tecido similar. O material não deverá ser muito espesso ou duro de modo a impedir que o oponente concretize a pega. Nas categorias juvenil, adulto e master,  é obrigatório o uso de kimono trançado.

É permitido o uso de kimono com EVA (borracha) ou material similar dentro da gola, desde que sejam respeitadas as medidas de tamanho e rigidez regulamentares previstas neste no Livro de Regras.

Cor dos Kimonos e símbolos (patches)

Os kimonos devem ser feitos em cores uniformes.

São permitidas as cores branco, azul royal ou preto. Não são aceites kimonos com o casaco e calças de cores diferentes, assim como não serão aceites kimonos com golas de cores diferentes.

É proibido o uso de kimonos pintados em qualquer parte a não ser que seja o logotipo da sua academia ou de seu patrocinador e apenas nos mesmos locais permitidos para os “patches”.

Mesmos nos casos permitidos, o atleta será obrigado a trocar de kimono caso a tinta manche o kimono do adversário.

Os patches ou bordados só podem estar presentes nos locais autorizados. Os patches devem ser de tecido de algodão e devem estar devidamente costurados.

Todos os patches mal cosidos ou em locais não autorizados devem ser retirados antes da checagem do kimono.

 

 

A Faixa

O atleta deve utilizar uma faixa resistente de 4 a 5 cm de largura, cuja a cor corresponda à graduação com a ponta preta, exceto faixas pretas, que terá a ponta branca ou vermelha. Essa deve ser usada sobre o casaco, dando duas voltas na altura da cintura e sendo amarrada com um nó duplo, suficientemente apertada para impedir que o casaco se solte. Após o nó duplo, cada ponta da faixa deve ter entre 20cm e 30cm de comprimento.

Medidas do Kimono

O casaco do kimono deve atingir a coxa do atleta e as mangas não devem ter mais que 5cm do pulso do atleta com os braços estendidos para a frente do atleta em paralelo ao solo.

A calça do kimono deve ter comprimento mínimo de 5cm acima do maléolo tibial (osso do tornozelo).

A checagem vai verificar se estão dentro do padrão exigido, as seguintes medidas: expessura da gola do kimono (1,3 cm); largura da gola do kimono (5 cm); folga da manga do kimono em toda a sua extensão (7 cm).

 

Outras exigências

Não é permitido o uso de camisas por baixo do kimono, com exceção da categoria feminino.

 

Na categoria feminino, é obrigatório o uso de camisa de tecido elástico colada ao corpo por debaixo do kimono, com mangas curtas ou compridas, sem a necessidade de respeitar as exigências em relação a cor da faixa de graduação. Também é permitido o uso de fato de banho em peça única (maiô) ou top de ginástica.

 

O uso de qualquer tipo de calça por baixo da calça do kimono é proibido, com exceção do feminino, onde é permitido o uso de calça de material elástico colada ao corpo por baixo da calça do kimono, desde que seja de comprimento menor do que a calça do kimono.

 

Os atletas devem utilizar roupa interior. O uso de roupa interior do género “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.

 

Os kimonos não podem apresentar remendos, rasgos, estar molhados, sujos ou apresentar odores desagradáveis.

 

Exigência de uniformes para Jiu Jitsu sem Kimono

 

Homens:

Calções nas cores preta, branca ou preta com branca e com até 50% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence, sem bolsos ou com bolsos completamente fechados, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho(menos que 15cm do joelho).

 

É permitido aos homens a utilização de short ou calça de tecido elástico (colado ao corpo) totalmente preta, desde que o atleta as utilize por baixo da bermuda regulamentar.

 

Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura do calção, de cor preta, branca ou preta com branca e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Tshirts 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas.

 

Os atletas devem utilizar roupas interiores. O uso de roupa interior no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.

 

Mulheres:

Calção de tecido elástico (colado ao corpo) ou bermuda nas cores preta, branca ou preta com branca, e com até 50% na cor da graduação (faixa) a que a atleta pertence, sendo a bermuda sem bolsos ou com bolsos completamente fechados, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho(menos que 15cm do joelho).

 

É permitido às mulheres a utilização de calça de tecido elástico (colado ao corpo), desde que seja totalmente preta.

 

Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura da bermuda, de cor preta, branca ou preta com branca e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceites.

 

Os atletas devem utilizar roupas interiores. O uso de roupa de baixo no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceite apenas o estilo “sunga”.

© FPJJB - Federação Portuguesa de Jiu-Jitsu Brasileiro - Todos os direitos reservados

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon